Como fazer um jardim japonês e ter seu espaço Zen em casa

Escrito por Vivendo Intensamente em
Publicidade

O Jardim Japonês é um dos estilos de jardim mais populares do mundo. Esses jardins exuberantes incluem não apenas elementos naturais, mas também aqueles construídos com materiais artesanais. Normalmente, esse tipo de jardim é usado para criar um espaço fisicamente relaxante e bonito para quem procura relaxar.

O design de um jardim japonês geralmente segue os princípios da filosofia e arte japonesas, bem como a cultura da natureza. As principais características do jardim japonês são elementos artificiais, bem como materiais naturais, que incluem riachos, pequenos tanques de peixes, pontes, briques, cascalho, pedras, formas verdes estéticas e janelas, árvores e flores.

O resultado é um belo espaço que inspira tranquilidade e paz, e se diferencia na forma como cria áreas de sombra e luz. Uma das principais vantagens de criar um jardim japonês é que ele mantém sua beleza durante todas as estações. Mesmo no auge do inverno.

Publicidade

O jardim permanecerá bonito com seus gazebos de pedra, árvores brancas com flocos de neve e outras características benéficas. Isto significa que estes jardins são prolongadamente esplêndidos, e proporcionam a quem os visita um espaço relaxante e cheio de sabor durante todas as estações do ano.

Como fazer um jardim japonês e ter um espaço zen em casa

1. Escolha o local certo: Os jardins japoneses funcionam melhor quando são tranquilos e seguros. Procure sombra, luz solar difusa e acesso à água.

2. Escolha a geometria: Os elementos básicos de um jardim japonês incluem elementos de horizontalidade, verticalidade e círculos.

3. Plante corretamente: Use plantas tradicionalmente usadas em jardins tradicionais japoneses, como bambu, ginkgo, cereja, azaleia, gardênia, ginseng, pinho e tsuru. Estabeleça associações interessantes entre plantas e rochas para simbolizar o contraste entre alma e natureza.

Publicidade

4.Selecionar pedras: As pedras ajudam a definir a forma da paisagem e a completar as estruturas. Eles podem ser usados para simbolizar montanhas ou rios.

5. Instale um lago se possível: Alguns jardins japoneses têm um lago, pedras e água. O som da água pode ser relaxante e criar um cenário único para a sua paisagem. Se você não tem espaço para criar um lago, considere usar potes cheios de água.

6. Crie um caminho: Direcione os visitantes para explorar seu jardim com o uso de caminhos. Eles podem ser feitos de pedras, tijolos ou pisos de madeira.

7.Robert sua paisagem: Adicione fachadas, bancos, estátuas e arranjos para ajudar a definir o clima. Os bancos permitem desfrutar calmamente da paisagem.

8. Completo com escultura tradicional: Escolha esculturas de bruxas, deuses, hipopótamos, dragões e outros elementos tradicionais do jardim japonês. Eles são interessantes e criam um cenário único.

9.Crie uma cena relaxante: Por fim, adicione lanternas, móveis japoneses, espelhos e pedras cinzeladas para completar a cena. Isso fornecerá a você uma plataforma para relaxar e meditar. E assim, seu jardim japonês estará finalizado.

Quais os benefícios e vantagens de ter um jardim japonês em casa?

1. Conforto: Um jardim japonês em casa pode proporcionar um ambiente único e aconchegante, ajudando a compor um roteiro relaxante.

2. Design natural: Adaptar um jardim japonês em casa também é uma ótima forma de trazer elementos naturais para o ambiente, como formas de árvores, pedras e plantas.

3. Valorizar o espaço: Ter um jardim japonês serve como uma reestruturação completa de áreas que podem ser facilmente esquecidas. Uma área externa refinada é um atrativo a mais para os visitantes.

4. Saúde mental: Uma área de jardim externa regularmente cuidada reduz a pressão, melhora a qualidade do sono e ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, além de melhorar o humor.

5. Educação cultural: Por se tratar de um tipo de jardim inspirado na cultura oriental, muito do aspecto e metodologia de manutenção e cuidado desse tipo de jardim carrega consigo uma riqueza de informações históricas. Ter e cuidar de um jardim japonês em casa é uma oportunidade única de mergulhar em outra cultura.

Considerações finais

Fazer um jardim japonês em sua casa proporciona momentos relaxantes, mostrando a beleza da natureza e a harmonia que se cria entre formas e texturas. Espera-se que esta experiência consiga oferecer a quem com ela interage, sentimentos de paz e equilíbrio.

Além de trazer uma experiência revitalizante, esse jardim também ajuda a relaxar e a ter maior satisfação, além de promover uma sensação de tranquilidade e alegria. É uma ótima forma de praticar meditação, meditar e harmonizar sua casa com um ambiente revigorante e relaxante.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.