O contato com os animais tem sido reconhecida há milênios, sendo reconhecida como um meio extremamente benéfico para a saúde e o bem-estar. A evidência científica acumulada nos últimos anos sugere que os benefícios exercidos por animais diferem de um indivíduo para outro e dependem do tipo de interação, bem como das disposições psicológicas e aspectos ambientais associados.
Apesar dos próximos benefícios sendo observados com a terapia animal, existem poucos estudos que discutem a melhoria da qualidade de vida das pessoas que experimentam a interação com os animais. Além disso, o assunto é quase sempre abordado em um contexto clínico, desconsiderando as experiências cotidianas que as pessoas têm em suas vidas.
A partir desta necessidade, este artigo analisa os benefícios de se ter contato com os animais, focando-se na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Busca-se discutir as principais inovações recentes na área do contato com animais, destacando-se as descolonizações conceituais e práticas, as novas metodologias de trabalho, as abordagens inovadoras de formação, a criação de fluxos de trabalho e a implementação de novos sistemas e modelos de gestão.
O artigo discute também as principais questões relacionadas à segurança e higiene animal, bem como os potenciais problemas psicológicos e interpessoais. Finalmente, sugere-se um conjunto de recomendações para a melhoria dos ambientes de contato humano-animal.
Como deve ser feito o contato com os animais de forma correta
Deve-se tomar algumas precauções básicas ao entrar em contato com quaisquer animais, independentemente do seu porte.
1. Sempre lave as mãos antes e depois de tocar em qualquer animal, com água e sabonete.
2. Nunca force um animal a entrar em contato com você. Deixe-o se sentir seguro e confortável antes de aproximar-se.
3. Não aproxime o rosto dos animais, para evitar o risco de mordidas ou arranhões, em especial com aqueles que você não conhece.
4. Não dê comida ou guloseimas aos animais sem a autorização do cuidador. Os alimentos podem interferir na dieta do animal, o que pode gerar problemas de saúde.
5. Nunca use produtos químicos para interagir com os animais, como sprays e afins. Os animais podem ter alergias ou reações indesejáveis a esses produtos.
6. Nunca pegue nos animais com força ou use qualquer método bruto para tentar controlá-los. Isso pode gerar ansiedade e medo.
7. Sempre converse com delicadeza com os animais. Os animais são sensíveis e podem reagir diretamente ao tom de voz que você usa.
8. Se o animal fugir ou se recusar a interagir, não o obrigue, pois isso pode ocasionar comportamentos indesejados.
7 Benefícios que o contato com os animais melhoram nossa qualidade de vida
1. Reduz o estresse: Estudos já comprovaram que a presença de um animal reduz consideravelmente os níveis de estresse. Você se sente mais calmo e relaxado ao contato com os animais, é um dos maiores benefícios proporcionados.
2. Alivia a dor: Existe uma conexão neurobiológica entre o contato com animais e a produção de endorfinas que auxilia na redução da dor. É por esse motivo que muitos hospitais já têm programas terapêuticos com animais de estimação.
3. Eleva o bem-estar emocional: Cuidar de um animal estimula sua responsabilidade, ajuda no sentimento de autoconfiança e contribui para o aumento dos sentimentos positivos, como a alegria e a segurança.
4. Melhora a saúde mental: Estudos concluem que a interação entre animais e humanos ajuda a diminuir os sintomas associados à depressão, ansiedade e outras condições de saúde mental.
5. Aumenta a imunidade: O contato com os animais ajuda a aumentar a produção de anticorpos que lutam contra infecções e ajuda a proteger seu corpo.
6. Melhora o desempenho cognitivo: De acordo com diversos estudos, o contato com animais melhora o desempenho em diversas áreas cognitivas, como aprendizagem, memória, atenção e outras habilidades intelectuais.
7. Aumenta a capacidade de socialização: Pessoas que possuem animais de estimação são mais abertas a conhecer novas pessoas e se relacionar com outras pessoas. Com esse contato você se torna mais comunicativo e eficaz.
Considerações finais
O contato com os animais pode trazer grandes benefícios à nossa qualidade de vida. Por meio de sua companhia, carinho, diversão e jogos, eles podem nos ajudar a lidar com o estresse diário e nos trazer felicidade e satisfação.
Ademais, eles podem contribuir para a nossa saúde física e mental, ajudando a melhorar nossa imunidade, nossa capacidade de lidar com conflitos e momentos de tristeza, estresse e também servindo como instrumento de monitoramento de possíveis doenças ou sintomas de alerta de alguma patologia.
Com isso, o contato com os animais pode ter um impacto significativo na melhoria da nossa qualidade de vida e nos ajudar a desfrutar melhor dos nossos momentos.