O Poder da natureza | Vejamos os benefícios poucos conhecidos de um banho de floresta na qualidade de vida

Escrito por Vivendo Intensamente em
Publicidade

A natureza está intimamente ligada ao nosso bem-estar e saúde, oferecendo uma vastidão de benefícios que vão muito além de um simples passeio ao ar livre. De fato, a floresta pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, e este efeito é conhecido como terapia de banho de floresta.

Esta terapia é baseada na crença de que ficar longe das luzes da cidade e conectar-se à natureza afetará positivamente seu estado mental e físico. Uma terapia de banho de floresta envolve passar algumas horas em meio à natureza, normalmente em parques nacionais ou outras áreas remotas.

Pode incluir caminhadas em trilhas, nadar em lagos ou passear em meio a árvores e plantas. A idéia detrás desse tipo de terapia é que ao nos conectarmos com a natureza, estamos nos conectando ao nosso eu interior. Reconectar-se com a natureza pode ser extremamente terapêutico.

Publicidade

Estudos mostram que a terapia de banho de floresta pode efetivamente ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.

Enquanto isso, a atividade física em ambientes ao ar livre é bastante benéfica, ajudando a melhorar a saúde física, a flexibilidade, a força e a resistência. Além disso, há evidências de que a natureza pode reduzir a pressão alta, ajudar no controle de peso e melhorar o bem-estar mental geral.

Vejamos os benefícios poucos conhecidos de um banho de floresta na natureza e qualidade de vida

1. Aumento da imunidade: Uma imunidade aumentada pode ser obtida através do banho de floresta, pois a exposição à microorganismos presentes na natureza ajuda a estimular a produção de células T responsáveis pela nossa capacidade de combater infecções.

2. Melhora do estado de ânimo: Os passeios ao ar livre e o contato com a natureza aumentam os níveis de vitamina D e endorfinas, funções que melhoram o humor e diminuem o estresse.

Publicidade

3. Relaxamento: Atividades de banho de floresta e caminhadas curtas em ambientes naturais são ótimas opções para relaxar após um longo dia, pois nos fornecem uma chance de escapar do mundo movimentado. Essas atividades podem ajudar a aliviar os níveis de ansiedade, permitindo que a nossa mente fique mais leve e clara.

4. Melhora da saúde cardiovascular: Atividades como correr, andar e caminhar são conhecidas por ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. A exposição regular a ambientes naturais também pode ser benéfica para o coração, pois o ar fresco pode melhorar a saúde circulatória e reduzir a pressão arterial.

5. Melhora na qualidade do sono: Passear regulamente ao ar livre pode melhorar a qualidade do sono, pois a luz e o ar fresco estimulam a produção de melatonina, responsável pelo nosso ciclo normal de sono e vigília.

Porque um banho de floresta nos faz tão bem

Um banho de floresta, também conhecido como “telegiose” ou “floresta-terapia”, é um método científico usado para aliviar o estresse e melhorar a saúde de uma pessoa através de contato direto com a natureza. Esta prática tem raízes baseadas no conceito de Shinrin Yoku, introduzida no Japão há mais de 30 anos.

O conceito Shinrin Yoku é literalmente “banho na floresta”, ou “mergulhar na atmosfera da floresta”. O objetivo deste antigo método é que as pessoas voltem a se conectar com a natureza, caminhando de forma lenta, relaxada e compassiva por uma floresta.

Uma caminhada de 60 minutos na floresta deve ser guiada por um profissional que está treinado para lhe dar instruções, observar sinalização específica e responder a questões.

Pesquisas mostram que esta prática pode realmente ajudar a diminuir o estresse, o burnout, melhorar o humor e a concentração, acelerar a recuperação de doenças, a recuperação de lesões e melhorar o sono.

Em um estudo, foi comprovado que o contato com a natureza reduz a ansiedade, a pressão arterial e a frequência cardíaca, ao mesmo tempo em que incrementa os níveis de cortisol, que são um marcador de relaxamento.

Além disso, a caminhada pela floresta lhe fornece vários benefícios psicológicos que podem ajudar a preservar e melhorar a saúde mental.

Considerações finais

Passar tempo na natureza permite que a pessoa se reconecte com seu eu interior e reduza o pensamento negativo, além de ajudar a aumentar a criatividade.

Outros efeitos benéficos incluem o aumento da consciência corporal, a restauração de sentimentos de determinação, otimismo e esperança, redução na tristeza e diminuição na ruminação.

Um dos principais benefícios de um banho de floresta é que ele ajuda as pessoas a se conectarem mais profundamente com a natureza. O contato direto com a natureza aumenta o sentimento de gratidão pela vida e pelo mundo que rodeia a pessoa, bem como pela família e amigos.

Passear pelas florestas lhe fornece novos insights, bem como a redução do estresse e do cansaço. A caminhada pela floresta pode lhe dar uma sensação de profundo relaxamento e descanso, que é raramente encontrado em ambientes artificiais.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.