Fazer Pilates em Casa | Veja Seus Benefícios e Como Iniciar

Escrito por Vivendo Intensamente em
Publicidade

Fazer Pilates em casa é uma maneira conveniente de aderir a um programa regular de exercícios. Ao praticar Pilates em casa, você pode tonificar, fortalecer e alongar seu corpo, além de desenvolver força, resistência e flexibilidade. Pilates é um programa de exercícios que foi desenvolvido nos Estados Unidos no início do século XX pelo fisiologista Joseph Pilates.

Foi originalmente projetado para uso hospitalar, mas depois se tornou popular entre atletas, dançarinos e comunidade fitness. O objetivo do programa é a perda de peso, tonificação muscular e melhora da postura e consciência corporal. Há uma variedade de livros, DVDs e vídeos de instrutores de Pilates autorizados que ensinam técnicas e exercícios.

Alguns fornecem instruções sobre como criar seu próprio programa de Pilates. Existem também várias salas de aula online que oferecem aulas ao vivo e gravadas. Embora você possa treinar sozinho, estar com um instrutor de Pilates pode servir para obter conselhos sobre a forma adequada. Os instrutores podem mostrar a técnica correta, aproveitar e motivar os alunos.

Publicidade

Além disso, um instrutor pode ajustar o programa de treinamento de acordo com suas necessidades, preferências ou objetivo desejado. Para obter o máximo de benefícios, recomenda-se aderir a um programa regular de quatro a seis sessões por semana. Os exercícios de Pilates em casa podem variar de 10 a 60 minutos por dia. Depois de ganhar experiência, é possível personalizar seu programa de treinamento.

Quais são os benefícios do pilates

1. Maior flexibilidade – O Pilates ajuda a aumentar a flexibilidade muscular e o alívio das articulações. Isso ajuda a diminuir o risco de lesões.

2. Mais resistência e resistência muscular – Fazer Pilates ajuda a tonificar e melhorar a resistência e resistência muscular. O Pilates também ajuda a trabalhar os músculos de forma natural e mais eficaz, ao contrário dos exercícios de força extrema.

Publicidade

3. Correção Postural – O Pilates atua como um agente de correção postural não só para melhorar a postura, mas também para aliviar dores nas costas.

4. Fortalecimento da consciência corporal – Praticar Pilates ajuda a aumentar a consciência corporal, o que significa que o praticante aprende a trabalhar de forma mais eficaz com seu corpo. Isso ajuda o praticante a aprender como realizar de forma mais eficaz outras atividades físicas e esportivas.

5. Otimize a coordenação óculo-manual – Devido ao caráter controlado da prática do Pilates, facilita o aprimoramento da coordenação óculo-manual. Quanto maior a coordenação motora, menor a chance de lesões.

6. Força de flexão aprimorada – O Pilates também ajuda a melhorar a força vital do núcleo lateral, importante para atividades como natação, corrida e patinação.

7. Ação nos grupos musculares– Pilates trabalha todos os grupos musculares do corpo de forma equilibrada. Isso significa que o Pilates não se concentra apenas em uma parte específica do corpo. Em vez disso, abrange o trabalho de todos os músculos, melhorando a resistência e a condição geral.

8. Efeito Relaxante – A prática da modalidade pode ajudar o praticante a relaxar e ter maior controle de sua mente. Isso ajuda a promover uma sensação de calma e paz.

Dicas de pilates para iniciantes

1. Comece com aulas individuais: As aulas individuais são a melhor forma de começar a praticar Pilates. O instrutor individualizado consegue customizar os exercícios e ensinar a técnica corretamente, ajudando a evitar lesões e desenvolver o alinhamento adequado para cada praticante.

2. Não se esforce demais: Não exagere nos movimentos. Ele é um método para lesões que envolve posturas e estabilização, não é tudo ou nada. Ouça seu corpo e faça os movimentos conscientemente, mas não mil vezes.

3. Estimule sua respiração: Ele é principalmente uma prática de respiração. Tente se concentrar em suas intenções e respire lenta e profundamente durante os movimentos.

4. Concentre-se no controle muscular: Ele não é apenas realizar exercícios, é “contrair” os músculos. Se você conseguir controlar seus músculos durante os movimentos, obterá benefícios a longo prazo.

5. Mantenha-se determinado: é normal sentir alguma dificuldade no início. Não desista e experimente a prática por pelo menos um mês antes de tirar conclusões. Com o tempo, você sentirá os benefícios em seu corpo.

Considerações finais

Agora que você viu as melhores dicas para iniciar sua prática da modalidade não perca mais tempo, acesse os melhores conteúdos na internet e comece hoje seus primeiros passos na prática desse “esporte” que vai mudar sua vida.

Os resultados vão aparecer de acordo com sua disciplina e dedicação, mas tenha a certeza de que vai valer a pena iniciar numa jornada muito saudável. Boa sorte e muito sucesso fazendo pilates em casa!

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.