Bolo de cenoura: siga esta receita e não erre

Escrito por Vivendo Intensamente em
Publicidade

O bolo de cenoura nunca sai de moda. A maioria dos brasileiros possui alguma memória de infância que inclui a receita. Seja porque comia na casa da vovó, seja porque a mãe fazia em dias mais frios. Por isso, separamos uma receita especial de bolo de cenoura.

O fascínio deste bolo ocorre porque além da massa laranjinha por conta da cenoura, há uma deliciosa causa de chocolates por cima do bolo que nos dá água na boca, além de doçura e umidade e o sabor indistinguível.

Normalmente, a principal dúvida para o bolo de cenoura ocorre em razão do tempo de forno, quantidade de fermento e o que fazer para o bolo não ficar baixo. Leia esta matéria e siga esta receita e não erre mais o seu bolo.

Publicidade

De onde veio o bolo de cenoura?

Antigamente, os árabes tinham que transportar a farinha sem estragá-la. Eles descobriram que, ao umedecer a farinha e fazer “pratos” planos, ela se mantinha bem. O calor do deserto os cozinhou. Assim, eles decidiram adicionar frutas para mudar o sabor suave da massa. Isso deu origem a bolos e panetones, inclusive o bolo de cenoura.

A adição desses ingredientes aumenta o sabor e a umidade do bolo. Então, começaram a fazer testes para identificar o que ficava melhor com aquela massa e a cenoura não ficou de fora.

Assim, a famosa receita surge a partir de um experimento de inserir legumes, frutas e outros alimentos em uma massa cozida pelo calor do sol. A intenção era adicionar sabor às massas e agregar sabor à farinha.

Uso da cenoura como adoçante

Embora possa parecer estranho usar cenouras para fazer bolos, você deve saber que elas são usadas em bolos na Europa desde a Idade Média, quando era muito difícil encontrar adoçantes diversos ou simplesmente caros demais.

A cenoura é realmente um vegetal muito doce. Junto com a beterraba, são os vegetais mais açucarados, e isso por si só justifica plenamente seu uso precoce em sobremesas.

Publicidade

Talvez você também não saiba, mas as cenouras laranjas que tanto amamos em nossas casas são uma variedade das cenouras roxas que vieram do Afeganistão no século VII a.C.

Depois que se tornou popular na Europa, os gregos foram os primeiros a ter a ideia de que poderia ser bom para a visão, e a ideia se espalhou rapidamente, pois muitos europeus comiam grandes quantidades do vegetal na esperança de melhorar sua visão.

O caso mais ridículo foi o caso britânico durante a Segunda Guerra Mundial, onde os pilotos ingleses comiam grandes quantidades de cenouras para melhorar sua visão noturna. Era também um dos únicos alimentos que não acabavam durante a guerra, pelo que os soldados eram encorajados a comê-lo.

Melhor receita para não errar

Após as inúmeras variações do bolo de cenoura, várias receitas começaram a surgir sobre o bolo de cenoura. Separamos uma receita interessante para você não errar mais.

Para fazer a massa, separe os seguintes ingredientes:

1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura, você vai precisar de:

1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite

Passo 1: Bata as cenouras com os ovos, o óleo e misture no liquidificador. Após bater a massa, acrescente o açúcar e bata novamente.

Passo 2: Retire o líquido do liquidificador, coloque em uma tigela e acrescente a farinha de trigo e misture bem. Logo após, bata o fermento lentamente.

Após levar a massa para assar em forno pré-aquecido à 180º C e deixe assar entre 35 a 45 minutos.

Para a cobertura, coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo até que esse líquido engrosse.

Assim, após o bolo esfriar um pouco, despeje a calda (já fria ou pelo menos morna), e sua deliciosa receita está pronta.

Gostou da nossa matéria? Deixe nos comentários o que você achou.

 

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.