Bolo de fubá: simples mas muito fofinho

Escrito por Vivendo Intensamente em
Publicidade

A época colonial foi responsável por originar o Bolo de Fubá, quando o consumo de trigo não era comum no Brasil.

As receitas de bolo de milho geralmente se espalharam rapidamente no nordeste e sudeste do país, onde se concentrava a maior parte da população do Brasil colonial. Com o tempo, outras receitas começaram a surgir, como o bolo de fubá e outras variedades de milho.

Porém, neste período o bolo de fubá não era cremoso porque a massa não continha queijo. A produção e o consumo de laticínios no Brasil só se aceleraram e aumentaram a partir do final do século XIX.

Publicidade

Não é possível precisar quando surgiu o bolo de milho, porém acreditam alguns historiadores que este bolo específico possa ter surgido no início do século 20 nas fazendas mineiras, bem no pico da produção de leite no estado.

Assim, a história está diretamente relacionada à popularização da batedeira no Brasil desde a década de 1960. Nas décadas seguintes, a receita se espalhou principalmente pelo interior de Minas Gerais e São Paulo. Nasceram diversas releituras populares, e hoje, além de suas receitas tradicionais, também encontramos coco ralado, leite de coco, leite condensado, entre outras coisas.

Quais as diferenças entre os tipos de fubás existentes?

Para começar, o alimento contém muita niacina, zinco e ferro, que por sua vez promovem a preservação dos glóbulos vermelhos e protegem o sistema imunológico. O fubá ainda contém potássio, fósforo e magnésio em sua composição.

No entanto, muitos celíacos ficam em dúvida se podem consumir o alimento: por não conter glúten, a farinha de milho pode ser usada sem medo. Além disso, o alimento é destinado a gestantes, por ser fonte de ácido fólico, necessário para o bom desenvolvimento do bebê.

Publicidade

Por fim, o fubá pode fornecer fibras e ajudar a manter o bom funcionamento do intestino. Também ajuda a reduzir o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Farinha de milho para bolo

Segundo a Anvisa (órgão fiscalizador), a farinha de milho e o fubá são a mesma coisa: são o produto obtido pela moagem dos grãos de milho. Na prática, porém, esses produtos têm características e funções diferentes:

  1. Farinha de Milho Flocada: No processo de produção, essa farinha de milho é hidratada, triturada e depois torrada. Assim, o resultado são flocos grossos e secos, que também conhecemos como farinha de biju.
  2. Farinha de milho: É um produto de grão médio no qual se tritura o milho germinado. O resultado neste caso é uma farinha com flocos mais finos que absorvem mais água.

Variedades no tipo de Milho

Existem basicamente três variedades: fubá tradicional, fubá mimosa e sêmola.

O primeiro é simplesmente o fubá, que é obtido pela moagem dos grãos de milho e tem espessura média.

A chamada mimosa é mais fina e é usada principalmente para fazer bolos e polenta.

Por fim, a sêmola é um fubá mais grosso que serve para fazer pão.

No entanto, em meio a tantas receitas, qual a melhor para fazer um bolo de fubá cremoso? Separamos uma receita especial para você.

Ingredientes para Bolo de Fubá

Para essa receita, você vai precisar de:

  • 4 ovos
  • 4 xícaras de leite
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara de fubá
  • 2 colheres de margarina
  • 100 g de queijo ralado
  • 1 colher de fermento em pó

Passo 1: Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem.

Passo 2: Unte uma forma com manteiga e farinha de rosca. Despeje a massa nessa forma e leve para o forno.

Passo 3: Leve a massa para assar em forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos.

Após, tire o bolo do forno e espere esfriar. Assim, seu bolo está pronto.

É uma receita simples e fácil de ser feita.

O bolo de fubá cremoso é uma excelente receita para oferecer para uma visita querida e ótima para comer com café.

Gostou dessa matéria? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.