Brigadeiro: receita saudável e deliciosa

Escrito por Vivendo Intensamente em
Publicidade

Apesar de seguir ou não uma dieta, o desejo de se deliciar com um brigadeiro pode ser inevitável, afinal, pode ser muito difícil fugir dessa vontade de comer um docinho não é mesmo? Porém, há diversas maneiras de preparar um brigadeiro, principalmente de uma maneira que o deixe menos calórico como o tradicional.

Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir repleto de informações e instruções que irão te auxiliar a preparar uma receita saudável e deliciosa de brigadeiro. Portanto, se você deseja aprender de vez e nunca mais passar vontade, confira o artigo logo a seguir e aproveite!

Conheça um pouco mais sobre a origem do Brigadeiro

Antes de prosseguirmos com a receita, será interessante conhecer um pouco mais sobre o tão querido doce dos brasileiros. Afinal de contas, está presente na cultura do país por muitos anos.

Publicidade

Desde sua invenção na década de 1940, o brigadeiro se tornou paixão de muitas pessoas ao longo dos anos. Porém, muitos fãs do doce ainda não conhecem ao certo sua origem.

Enquanto o mundo vivenciava o fim da Segunda Guerra Mundial, a escassez de recursos e dificuldade financeira estava presente por todo o Brasil.

Logo, por conta do racionamento de muitos alimentos, tornou-se comum substituir o leite de vaca e o açúcar, pelo leite condensado em muitas receitas de sobremesas. Assim, uma das pessoas que usava essa estratégia era a doceira Heloísa Nabuco, quem criou o brigadeiro.

Aliás, o nome do doce faz uma certa menção a um dos candidatos a presidência do Brasil em 1945, Eduardo Gomes. Por ser brigadeiro da Força Aérea na época, e por conta de sua posição militar, ele era mais conhecido apenas como “Brigadeiro”.

Desta maneira, o cenário político de eleições em 1945 foi o que tornou tão popular, pois como o “Brigadeiro” estava se candidatando, era necessário dinheiro para ajudar na campanha, e os doces foram essenciais a isso.

Publicidade

Receita de brigadeiro saudável e deliciosa Ingredientes

  • 1/2 xícara de chocolate 60% picado;
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara;
  • 1/2 xícara de purê de inhame;
  • 3 xícara de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Ao preparar a receita, você pode escolher entre o leite de coco caseiro ou industrializado. Se for o caso de você preferir o leite de coco caseiro, iremos ensinar:

  • 1 litro de água morna;
  • 800 gramas de coco seco.

Bata no liquidificador por 5 minutos, e coe em seguida. Assim, reserve o líquido na geladeira e seque a fibra no forno a 120.º por 90 min, até que vire uma farinha, e guarde para futuras receitas, pois, é ótima para enriquecer bolos e cookies.

Modo de preparo

Inicialmente, comece levando a panela ao fogo com o leite de coco, açúcar demerara e o cacau em pó. Assim, deixe ferver e logo que isso acontecer, abaixe o fogo.

Lembre-se de sempre mexer bem, e vá cozinhando a base do brigadeiro na panela até que ela reduza pela metade da quantidade inicial.

Dessa maneira, esse processo levará aproximadamente 20 a 30 minutos dependendo do fogo, e será possível perceber que o creme ficará cada vez mais consistente.

Assim, adicione o chocolate picado, o purê de inhame e o óleo de coco, no fogo baixo e continue mexendo para que o chocolate derreta e o inhame se incorpore ao creme.

Nesse momento, o creme de brigadeiro já estará bem espesso por conta do inhame que entregará essa característica. Além de desenvolver uma textura favorável a receita.

Ao levantar a fervura novamente, estará pronto. Logo, basta transferir a massa a uma travessa e levar à geladeira. Deixe por aproximadamente 4 horas ou até que esteja frio e moldável.

Contudo, vale ressaltar que a escolha da consistência é totalmente sua. Visto que você terá que misturar até que a massa chegue em uma consistência que você queira.

Benefícios do Brigadeiro saudável

Desde a infância, estamos acostumados com o brigadeiro tradicional hiper calórico, o que não pode ser algo tão benéfico a saúde humana em diferentes fatores.

Assim, com a criação de receitas que substituem esses ingredientes “ruins” por ingredientes benéficos são satisfatórios.

Um exemplo disso, é a substituição da manteiga pelo óleo de coco, visto que o óleo de coco é rico em uma gordura saturada diferente, conhecido como triglicérides ou ácidos graxos.

Logo, este tipo de gordura será absorvida rapidamente pelo intestino e oxidada, sendo assim quebrada e gerando energia.

Aliás, a importância de substituir o chocolate em pó tradicional por cacau em pó, ou até mesmo por chocolate amargo. Visto que, quão maior for o teor de cacau do chocolate escolhido, menor será a quantidade de açúcar e os benefícios aumentarão.

Conclusão

Portanto, você pode notar que comer um doce delicioso como o brigadeiro pode ser mais fácil sem a culpa de estar quebrando a dieta ou não. Incrível não é? Então aproveite já!

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.