Pavê de Bis: receita deliciosa para toda a família

Escrito por Vivendo Intensamente em
Publicidade

Toda cozinha é um lugar mágico, charmoso e muitas vezes movimentado, perfeito para juntar a família, ainda mais para fazer um Pavê de Bis.

Em cada cozinha, onde o amor transborda, sente-se a alegria das pessoas, o cheiro dos temperos e os segredos que são manuseados em cada panela na concretização desta receita especial de família.

Pare cinco minutos, faça um exercício de memória e relembre os famosos almoços de domingo na casa da sua avó quando você era criança. Momentos inesquecíveis são facilmente lembrados, como uma mesa farta, conversas alegres de todos ao mesmo tempo e a espera pela hora da sobremesa.

Publicidade

Nas reuniões de família tudo acontece sem dar muito sentido, passamos por isso sem perceber que ali as gerações se unem em torno da culinária, da cozinha e do amor pelas pessoas.

Gosto, herança de família.

A culinária atravessa gerações. Ao redor de um fogão, podemos notar situações super naturais em que os mais velhos transmitem seus conhecimentos culinários aos mais novos, aos netos, cozinhando com seus pais e avós e outras situações variadas. É assim que se trocam experiências, momentos em família e principalmente os segredos das receitas tradicionais.

Cada família tem uma receita tradicional, a lasanha da vovó, o arroz de forno da titia, a macarronada do tio e outras iguarias espalhadas por todo o país. Os especialistas em fornos conhecem muito bem o ambiente da cozinha.

Certamente, existem memórias em sua mente que te remetem de alguma forma à cozinha. Sabemos, assim, que boa parte dessas memórias podem se tratar de sobremesas.

Publicidade

Portanto, preparamos uma matéria especial para você que deseja relembrar os doces gostos da infância.

O Pavê, alvo até de piadas durante a ceia de natal, é uma das sobremesas mais conhecidas dos brasileiros. Por se tratar de uma sobremesa simples e muito rápida, muitas vezes ela é eleita pela família para estar presente nas mesas e comemorações. Assim, em razão da sua fama, o pavê foi ganhando variações conforme os anos e ganhando o coração dos brasileiros.

Como surgiu o Pavê?

Conforme relatos históricos, o pavê é um doce que surgiu na França. Seu nome vem da palavra pave, que significa “pedra” em francês.

Isso se deve à forma como a sobremesa é montada, com camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que lembram pavimentação de engenharia civil.

Mais especificamente, pavé é um bolo gelado à base de champanhe ou amido de milho. Para os amantes da sobremesa, o doce pode ser preparado, ainda, com uma massa de bolo mole que pode ser embebida em suco ou licor.

Como em muitos pratos, o prato varia e cada um pode adicionar ou criar a receita conforme seu interesse pessoal, tornando a receita mais complexa ou não. Assim, a escolha pode ser fruta fresca ou calda, chocolate, avelãs, gelado, ou até bis.

No Brasil, o pavê é tão famoso que já virou tradição nas festas de final de ano. Desta receita inclusive que surgiu a tão famosa expressão quando se vê uma sobremesa na mesa: é “pavê” ou pra comer?

Assim, separamos uma receita especial de pavê de bis, para você que quer agradar a família com uma receita fácil e deliciosa.

Receita de Pavê de Bis

Para esta receita, você vai precisar de:

  • 2 pacotes de biscoito Bis (pode ser o bis de sua preferência – branco, preto, amargo, ao leite e por aí vai)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (mesma medida da lata de leite condensado)
  • 1 lata de creme de leite (sem soro)
  • 2 unidades de ovo
  • 3 colheres de sopa de açúcar cristal ou de confeiteiro
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • confeitos ou Bis para decorar (opcional).

Passo 1: Comece cortando os Bis em pequenos pedaços. Lembre-se de separar algumas barras de Bis para decoração – essas serão usadas ao final da receita.

Passo 2: Faça o creme branco: dissolva o amido de milho no leite e coloque em uma panela com o leite condensado e as gemas. Aqueça em fogo baixo e mexa até engrossar. Desligue e deixe esfriar.

Passo 3: Prepare a cobertura do pavê de bis, batendo as claras em neve. Quando estiverem mais uniformes, acrescente o açúcar e bata novamente. Adicione o creme de leite e continue batendo até obter um creme liso.

Passo 4: Pegue o creme branco e despeje metade dele em um vidro refratário. Despeje os pedaços de biscoito por cima, cubra com o restante do creme branco e espalhe o molho de clara e creme feito no passo anterior.

Passo 5: Mantenha o Pavê de Bis na geladeira por 2-3 horas. Antes de servir, decore com as barras de bis restantes.

Gostou da receita? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.