Meditação: passo a passo para começar a meditar

Escrito por Vivendo Intensamente em
Publicidade

A meditação é uma prática milenar desenvolvida visando melhorar a saúde física e mental, diminuir o estresse e tornar a mente mais consciente. É uma prática que ajuda as pessoas a se concentrarem em contar a origem de suas emoções e sentimentos, o que pode ajudar a liberar emoções negativas reprimidas ou desenvolver um senso de clareza mental.

Ela envolve abordar técnicas de respiração profunda e focar na presença consciente, centrando-se atualmente. As pessoas geralmente se concentram em seus pensamentos, noções e sentimentos para perceber e se conectar consigo mesmas.

A meditação também demonstrou ter vários benefícios para a saúde, como redução da pressão arterial, diminuição da ansiedade e redução da frequência cardíaca. Pode ajudar as pessoas a se tornarem mais conscientes de suas sensações e emoções, permitindo melhores respostas ao estresse.

Publicidade

Ela tem sido associada a um melhor desempenho cognitivo, melhora do humor, melhora da memória e anos extras de vida saudável. A prática da meditação tem um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar geral, proporcionando às pessoas a oportunidade de se conectarem consigo mesmas e viverem conscientemente, livres de stress e preocupações.

Principais benefícios da meditação

1. Reduz o estresse: A meditação ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o chamado “hormônio do estresse”. Além disso, a prática da meditação aumenta significativamente os níveis de melatonina (o hormônio que nos ajuda a relaxar) e endorfinas, o que nos dá uma sensação de bem-estar e felicidade.

2. Melhora a memória: Estudos mostram que praticantes de meditação têm maior capacidade de concentração e retenção de dados, tanto a curto quanto a longo prazo.

3. Aumenta a energia: A meditação favorece o aumento da vitalidade, o que ajuda a aumentar a resistência e obter mais força ao longo do dia.

4. Promove Gentileza: Quando nos concentramos em nossa respiração, teremos um sentimento de gentileza. Isso significa que, por meio da meditação, podemos nos tornar mais conscientes de nossos sentimentos e mudar nossas reações aos estímulos com maior precisão.

Publicidade

5. Aumenta a autoconsciência: A meditação nos ajuda a conhecer nossa própria mente de forma mais consciente e profunda, o que nos permite ter maior aceitação do nosso ego e fazer escolhas mais conscientes em relação às nossas ações.

6. Refine seu foco: Se praticarmos meditação diariamente, teremos mais clareza em nosso foco, habilidade necessária para manter um bom relacionamento interpessoal e realizar tarefas complexas.

7. Melhora a saúde física: Meditar significa prestar atenção às emoções e às coisas em que você se concentra, o que pode contribuir para a sua saúde física geral, evitando comportamentos prejudiciais à saúde.


Veja também: O Poder da natureza | Vejamos os benefícios poucos conhecidos de um banho de floresta na qualidade de vida


Passo a passo para desenvolver sua meditação

1. Encontre um lugar tranquilo onde possa sentar e relaxar. Escolha um local que não seja perturbado por ruídos externos. Escolha também uma postura confortável onde você possa ficar relaxado.

2. Reserve um tempo para entrar em meditação. Quando se sentir pronto, feche os olhos e comece a respirar profunda e lentamente.

3. Use a experiência sensorial para trazer sua atenção para o momento presente. Siga o movimento de seu corpo: o fluxo livre de sua respiração e os diferentes movimentos ou mudanças de suas emoções.

4. Quando surgirem pensamentos ou lembranças, simplesmente observe-os. Não vá além disso; entregá-los e deixá-los ir. Você pode voltar a respirar para ajudá-lo a atingir esse estado mais calmo.

5. Continue a se concentrar na respiração e no movimento. Não trate a meditação com pressa, mas aproveite cada minuto.

6. Quando sentir o suficiente, volte gradualmente à consciência. Sucessivamente, abra os olhos e tome consciência da sua localização. Converse com seu corpo, nutrindo-o e flexionando os dedos das mãos e dos pés.


Considerações finais

A meditação é um estilo de vida muito benéfico e pode ajudar a promover o bem-estar geral em muitos níveis. Isso inclui aumento da capacidade mental, alívio da ansiedade e maior sensação de bem-estar físico e mental.

Além disso, se praticada regularmente, a meditação pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, melhorar as habilidades de resolução de problemas, melhorar a criatividade e a concentração, aumentar a autoconsciência e fornecer benefícios adicionais, como aumento da produtividade e das habilidades de tomada de decisão.

Embora exija tempo, disciplina e prática, a meditação também pode mudar radicalmente nossas vidas e aumentar nossa satisfação com nosso estilo de vida.

Encerramos este artigo, desejando que você encontre sua própria maneira de fazer meditações diárias. Atualmente muitas pessoas enfrentam problemas emocionais, na maioria das vezes envolvem questões profissionais, ou familiares. Por isso, é bom cuidar de si mesmo, e meditar pode te ajudar muito a ter paz interior. Boa sorte e sucesso!

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.